III Seminário Internacional de Etnologia Guarani – Programação, Datas e Ingressos
O Seminário Internacional Etnologia Guarani é coordenado por antropólogos e tem o intuito de promover o diálogo entre acadêmicos indígenas e não indígenas. A ideia é que isso aconteça para produzir mais conhecimento antropológico, principalmente com os povos que falam a língua guarani.

O evento ainda não tem periodicidade confirmada. Até hoje aconteceram duas edições, uma em 2016 e outra em 2019. Não há previsões sobre o III Seminário Internacional Etnologia Guarani, entretanto, os eventos anteriores serviram para agregar bastante conhecimento e abrir portas para novos estudos.
Veja mais informações que poderão ser relevantes para um futuro III Seminário Internacional de Etnologia Guarani.
Datas do evento
O I Seminário Internacional Etnologia Guarani: Diálogos e Contribuições aconteceu em 2016, entre os dias 6, 7 e 8 de outubro.
O II Seminário Internacional Etnologia Guarani: Redes de Conhecimento e Colaborações ocorreu no mês de setembro de 2019, entre os dias 24 e 27.
Ainda não há informações se haverá uma nova edição ou sobre quando o III Seminário Internacional Etnologia Guarani acontecerá.
Localização
A primeira edição do evento aconteceu em Dourados, Mato Grosso do Sul, na Universidade Federal da Grande Dourados – Faculdade Intercultural Indígena (FAIND).
Já a segunda edição, que foi em 2019, aconteceu em São Paulo, na Universidade de São Paulo (USP).
Os dois seminários foram promovidos pelo grupo de Etnologia e História Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados (UFDG).
Entretanto, o I Seminário Internacional de Etnologia Guarani contou com o apoio da área de Ciências Humanas da Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt/UFGD). Por isso, a edição foi considerada um evento entre a Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) e a Faculdade de Ciências Humanas (FHC), ambas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Programação
O último evento (de 2019) aconteceu durante 4 dias. Mesmo sem previsões para o III Seminário Internacional de Etnologia Guarani, é provável que siga os mesmos moldes.
Em 2019, o II Seminário foi recheado de bons conteúdos, divididos em conferências relacionadas com os hábitos dos Guarani, mesa de conversa, diálogos entre participantes, apresentação de trabalhos seguindo a temática e muita conversa.

Ocorreram também momentos de desconcentração com festas da cultura indígena.
Preços e Ingressos
A inscrição para o último evento aconteceu online e era gratuita.
Para o III Seminário de Internacional Etnologia Guarani, será necessário aguardar e acompanhar as informações dos organizadores.
Outra possibilidade é entrar em contato através do e-mail.
- OUTROS EVENTOS EM 2020
Requisitos
Para participar, é necessário fazer a inscrição dentro do prazo.
No I Seminário, a pessoa que pretendia apresentar um trabalho precisava estudar principalmente sobre os reflexos que a urbanização acabou provocando aos indígenas. Muitos deles tiveram partes de sua cultura e espaço modificados, afinal existem construções de rodovias próximas às suas áreas de ocupação, por exemplo.
Já no II Seminário, o evento teve ênfase na etnologia produzida pelos próprios Guarani. Entre os assuntos centrais, foi destaque o papel indígena na produção do conhecimento da disciplina antropológica.
Sobre o evento
O objetivo do evento é discutir e abrir portas para a produção de conhecimento das disciplinas antropológicas sobre a cultura, o modo de viver e de se comunicar dos indígenas, principalmente os Guarani.
O Seminário traz grandes discussões acerca dos problemas que os indígenas passam, essencialmente após a urbanização, que acaba interferindo em seu espaço e por vezes em sua cultura.
Por isso, o evento tem o intuito de intercambiar as comunicações entre os indígenas e não indígenas, criando espaço para estudos antropológicos sobre essa temática.
Público-alvo
O público-alvo do evento são estudantes da área da antropologia e outras áreas que levam em consideração os aspectos culturais da sociedade.
Há também possibilidade de apresentar os trabalhos para outros colegas de profissão e/ou estudo. Ou ainda assistir ao Seminário e suas discussões na categoria de Ouvinte.
Edições Passadas
Já aconteceram duas edições do Seminário Internacional de Etnia Guarani. O primeiro em 2016 e o segundo em 2019. Não há vídeos sobre os seminários passados.
Você pode conferir informações nos sites das instituições que sediaram os eventos, tanto do I Seminário quanto do II Seminário.
Comente