Início » Uncategorized » Feira Nacional de Matemática 2020 – Datas, programação e inscrição

Feira Nacional de Matemática 2020 – Datas, programação e inscrição

Já tradicional, a Feira Nacional de Matemática não possui uma sequência anual, entretanto existem pelo país feiras em diversos âmbitos, do tipo, feira de matemática estadual, feira de matemática municipal e feira de matemática regional, que servem como classificatórias para a Feira Nacional de Matemática.

O evento é um incentivo ao estudo e visa aproximar escolas, comunidades e universidades para melhorar o ensino e aprendizagem da matemática no país. Em 2020, a Feira Nacional de Matemática, após 2 anos, já está programada. Confira mais detalhes a seguir:

Sobre a Feira Nacional de Matemática

Iniciada em 2010, a Feira Nacional de Matemática (FNMat) chegará a sua sétima edição em 2020. A última edição foi realizada em 2018 e pela primeira vez na região norte do país, na cidade de Rio Branco no Acre.

Tudo começou em 1985,  através dos professores Vilmar José Zermiani e Valdir Floriani, ambos eram professores da FURB – Universidade Regional de Blumenau. O objetivo inicial do evento era uma integração escola, universidade e comunidade visando melhorar o processo de ensino e aprendizagem da matemática. Através da inquietação dos professores, eles conseguiram promover naquele ano a I Feira Catarinense de Matemática que serviu como base para que ao longo de pouco mais de 30 anos fossem realizados cerca de 700 outras feiras de matemáticas de forma municipal, regional e estadual.

Feira Nacional de Matemática

Através das feiras que ocorriam pelo Estado de Santa Catarina com o passar dos anos, em 2006 houve um grande marco, onde as feiras foram estendidas ao Estado da Bahia.

Com um público com cada vez mais adeptos, e vendo como as feiras estaduais e municipais eram boas, alunos, professores orientadores, gestores escolares e também pessoas que realizavam a coordenação das feiras, não apenas garantiam a sua sequência, mas como reivindicaram a criação da Feira Nacional de Matemática.

A partir de 2010, aconteceram 6 feiras nacionais, e seus objetivos em cada uma delas são:

 

  • Promover o intercâmbio de experiências que tenham êxito no ensino da matemática;
  • Diminuir a aversão à disciplina de matemática;
  • Demonstrar as correlações que a matemática possui com demais disciplinas;
  • Inovação da metodologia na aplicação do ensino da matemática;

Vale destacar que a feira é para todos os níveis e idades de alunos, desde a educação básica, ao ensino superior.

Programação

A VII Feira Nacional da Matemática ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2020.

A programação do que ocorrerá nos 3 dias de feira ainda não foi disponibilizada.

Feira de Matemática
  • OUTROS EVENTOS EM 2020

Localização

  • Cidade: Campos Novos
  • Estado: SC
  • Local: a confirmar

Preços

A inscrição para a Feira Nacional de Matemática é gratuita tanto para quem apresenta o trabalho, quanto para os visitantes do evento.

Como se inscrever na Feira Nacional de Matemática

Apesar de não haver custos para ser um participante da Feira, é observado que a inscrição só é válida e concluída respeitando os seguintes critérios:

  • A inscrição só poderá ser realizada pelo professor orientador do trabalho;
  • Enquadrar-se nas categorias descritas no regulamento*.

*Ainda não está disposto o regulamento, porém, com base na última Feira realizada, as categorias foram: materiais e/ou jogos didáticos; matemática aplicada e/ou inter-relação com outras disciplinas; matemática pura.

Sobre o processo de inscrição, não há site oficial da FNMat, porém o processo passará pela FURB – Universidade de Blumenau. Assim, o que pode ser deduzido com base nas últimas feiras é que o processo de inscrição como participante poderá seguir da seguinte maneira:

  1. Preenchimento de um formulário de até 5 páginas de perguntas no Google Forms, onde são informados dados relevantes do candidato, professor orientador, etc.
  2. Ao finalizar o preenchimento, o candidato deve submeter o envio do trabalho para a FURB, através de link ainda a ser disponibilizado.

Por ainda não ter o link oficial, não sabemos se o processo será o mesmo. De forma resumida, ao enviar o trabalho, o professor orientador faz a inscrição do aluno, concorda com os termos e principalmente preenche os metadados que ficam armazenados na base da FURB para consulta futura.

Edições passadas

Com o crescimento do número de participantes ao longo do tempo, nota-se o tamanho do envolvimento das pessoas e entusiasmo.

Um dos vídeos mais vistos da edição passada é sobre jogos matemáticos para ensino da geometria:

Comente