Início » Feiras 📢 » Feira nacional de artesanato 2020 – Como se inscrever, Preços e Datas

Feira nacional de artesanato 2020 – Como se inscrever, Preços e Datas

A Feira Nacional de Artesanato é o maior evento para promover artistas que trabalham com artesanato. Esse é um evento que movimenta milhões todos os anos e está cada vez maior e atraindo mais pessoas, tanto expositores como consumidores.

A feira acontece em Belo Horizonte, considerada a capital do artesanato no país. Na última edição foram 37 mestres com oficinas e rodas de conversas. Mais de 35 mil expositores na 30ª edição, que aconteceu de 4 a 9 de dezembro no ExpoMinas. Saiba o que esperar na 31º edição de um evento de enorme tradição.

Sobre o evento

A Feira Nacional de Artesanato é o maior evento brasileiro de artesanato e promoção da arte local. O evento, que já possui 30 anos de tradição, começou pequeno. Atualmente, são mais de 1000 stands de artesãos brasileiros.

Ele acontece, anualmente, no mês de dezembro. Normalmente, na primeira semana de dezembro. Para entrar no evento, é necessário pagar um ingresso, com valor que ainda será definido. Crianças menores de 12 anos e pessoas com mais de 60 anos não pagam a entrada.

São 6 dias de feira, com muitas atrações. Além dos stands, em que os artistas vendem seus produtos, há também workshops, oficinas,  homenagens e rodas de conversas.

Durante a semana, a feira acontece das 14h às 21h e nos finais de semana das 10h às 22h.

O evento movimenta milhões anualmente e não têm um público-alvo específico. Todos são bem-vindos. Normalmente, o evento atrai pessoas do Brasil inteiro e também pessoas de outros países que queiram apresentar seu próprio trabalho ou conhecer o trabalho dos artistas brasileiros.

Localização

O evento acontece na Expominas, em Belo Horizonte, um amplo espaço para receber eventos grandes como este. Com o crescimento do evento, foi necessário até mesmo aproveitar o espaço de fora do local.

Áreas do evento

É fácil se perder em um evento tão grande e com tanta coisa para olhar. Portanto, saiba como se divide os espaços na Feira Nacional de Artesanato:

 

  • Grande pavilhão:onde se concentram a maioria dos stands dos artesãos de todo o Brasil e de outros países. Nesse espaço, o evento comporta cerca de 160 mil visitantes. Há também banheiros, restaurantes e ar condicionado para proporcionar o conforto dos participantes;
  • Espaço especial: espaço para 46 stands selecionados que representam as raízes da identidade cultural brasileira. Para expor neste espaço, os artistas terão seus trabalhos avaliados por um comitê-curador;
  • Espaço Meu Primeiro Evento: recebe os novatos na feira, com espaço para 50 stands. É uma forma de incentivar quem está começando a ter espaço em grandes eventos;
  • Espaço mãos de Minas: espaço da feira para os associados aos Mãos de Minas;
  • Homenageados: parte especial do evento para homenagear os artistas e a feira;
  • Espaço para oficinas e workshops: espaço para quem deseja aprender com as oficinas e workshops do evento.

Programação

A programação da Feira Nacional de Artesanato, maior feira de artesãos promovida no país, ainda não tem a programação confirmada. Sabe-se que a feira deve promover, entre seus espaços, a divulgação de artistas mineiros, de todo o Brasil e de outros países.

  • OUTRAS FEIRAS EM 2020:

Para você que não gosta de perder nenhum evento também fique de olho na agenda de feiras de 2020 no nosso calendário. Assim você pode acompanhar quais são os principais eventos para o ano e se vale a pena participar de acordo com a programação e preço do ingresso.

Como se inscrever

Para se inscrever na Feira Nacional de Artesanato 2020 fique atento ao site https://www.feiranacionaldeartesanato.com.br/. Vá em “Participando da feira” e escolha em qual opção deseja se inscrever. É possível se inscrever para ser um expositor, participante e para as caravanas.

No caso dos artesãos, na hora de se inscrever, devem escolher em qual pavilhão desejam fazer a inscrição, seja grande pavilhão, espaço especial, espaço associação ou primeiro evento e preencher as informações solicitadas em cada campo. Cada espaço dentro do evento possui um valor diferente para os artesãos.

Edições anteriores

O evento está se tornando cada vez maior é é uma referência não só no Brasil, mas em toda América Latina. Para os artistas e para a população em geral, ter um evento como é esse é fundamental para valorizar a cultura nacional e apoiar os artistas. Olha só como foi o evento em versão anteriores e o que esperar na edição de 2020.

Comente