Festival de Jazz da Ilha do Mel 2020 – Programação e Como chegar

Em 2020, a Ilha do Mel, situada na embocadura da Baia de Paranaguá, irá receber a sétima edição do festival Jazz na Ilha. Geralmente, esse festival acontece durante todos os finais de semana no mês de agosto, sempre de sexta a domingo, com atrações que podem ser gratuitas ou pagas.

Data

CalendárioO horário de início dos eventos varia de acordo com o local e a data específica. Alguns finais de semana tem a abertura de suas atrações ao meio-dia, outros as 15 horas e até mesmo as 20 horas pode se iniciar a lineup que inclui os melhores músicos de jazz da atualidade.

Localização

O evento é localizado na Ilha do Mel, situada na embocadura da Baia de Paranaguá, no estado do Paraná. Por ser um ponto turístico muito importante, algumas áreas são restritas para a entrada de visitantes, pois existe um rigoroso programa de manejo para a preservação do local: dos seus 2700 hectares, apenas 200 têm permissão de uso, o restante é reserva ecológica, não há ruas ou estradas, só trilhas.

Como chegar

A ilha tem cinco vilarejos: Fortaleza, Nova Brasília ou Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas. As atividades do Festival Jazz Ilha do Mel 2020 são realizadas nas duas principais regiões da ilha: Brasília e Encantadas, entretanto, para adentrar nesses locais, não é permitido o uso de automóveis ou tração animal.

Para chegar na ilha é preciso pegar embarcações que saem de Pontal do Sul (trajeto mais curto) ou de Paranaguá. A travessia para a Ilha do Mel é feita por barcos que saem de Pontal do Sul (30min) ou de Paranaguá (1h45min). Existem linhas regulares diariamente entre as 8h00 e 17h00, mas também podem ser fretadas embarcações em outros horários. Durante a temporada, os barcos partem a cada 30 minutos, e fora de temporada a cada hora cheia.

Existem dois pontos de desembarque: Encantadas e Nova Brasília (o qual atende também à Praia Grande, Farol e Fortaleza). Existe também uma linha regular de barco entre Encantadas e Nova Brasília, que parte a cada hora.

Além do festival, a ilha possui outras atrações turísticas: ao norte localiza-se a Fortaleza da barra; no centro ficam o Istmo em Nova Brasília e o Farol das Conchas; e ao Sul a Gruta das Encantadas. Existem também pousadas e pequenos restaurantes que apresentam ótima gastronomia e conforto para os seus visitantes.

Barca para ilha do mel

Programação

É nesse paraíso do litoral paranaense que ocorre um dos mais importantes festivais de jazz do estado: o Ilha do Mel Jazz Festival. Em 2017, durante todo o mês, ocorreram cerca de 40 shows, porém num mesmo final de semana existem outras atividades, como jam sessions, discotecagens, aulas de yoga, oficinas com cunho ecológico e mutirões de limpeza.

Os eventos se espalham por praças, praias e pelas pousadas. Cada pessoa faz o seu roteiro e começa a percorrer as trilhas a pé ou de bicicleta, que pode ser oferecida por algumas pousadas.

Festiva de Jazz na Ilha do Mel 2020

Preços e Ingressos

Para participar das atividades não é necessário comprar ingresso ou “passaporte”. O evento é gratuito na Praça Felipe Valentim – Brasília e nos bares e restaurantes (podendo haver couvert artístico). Já para as baladas existem vendas de ingressos no local (Grajagan Surf Resort e Cavalo Marinho).

Alguns shows terão ingressos a R$ 20 ou R$ 10 se a pessoa tiver o eco copo do Jazz na Ilha. Esses ingressos podem ser adquiridos no momento em que está ocorrendo o evento, pois não existe nesse caso compra de ingressos com antecedência.

Para os outros shows realizados nas pousadas é desejável que o público pague couvert artístico para os músicos, que é cobrado junto com a comanda de consumo.

Todas as outras atividades paralelas como oficinas, aulas de yoga e mutirões de limpeza são gratuitas.

Sobre o evento

O evento é realizado anualmente desde 2014. As três primeiras edições não tiveram patrocínio, sendo então realizadas com apoio da união de produtores culturais, comunidade da ilha, pousadas, restaurantes, empresas que permutam serviços, profissionais da comunicação e do audiovisual, parceiros técnicos, voluntários e músicos.

Atualmente, o evento conta com uma rede de parceiros e apoiadores que envolve cerca de sessenta empresas e estabelecimentos da região. A realização é do selo Jazz na Ilha em parceria com a Emília (União das Mulheres da Ilha).

Festival de Jazz Ilha do Mel

Festival na Ilha do Mel

Festival Ilha do Mel 2020

Requisitos

Não há nenhum tipo de requisito para entrar no evento, como ser maior de 18 anos ou levar algum tipo de documentação específica. Porém, fique atento a baladas e bares, pois cada local possui uma restrição específica.

Público Alvo

  • Amantes de Jazz;
  • Pessoas que gostam de percorrer trilhas e conhecer pontos turísticos naturais;
  • Amantes da natureza, principalmente quem gosta de frequentar praias, grutas e quer ter acesso a vistas panorâmicas;
  • Adultos e crianças de todas as idades.

Edições Passadas

A sexta edição contou com shows de Barões de Curitiba, Milk’n Blues, Smooth N’ Dizzy, Verocai Quarteto, Dinamite Combo, entre outras atrações. A seguir, veja fotos e vídeos de doações passadas:

Rafaela Trevisan Cortes

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content