Início » festiva de inverno 2021 » Festival da Jabuticaba 2020 – Sobre o evento e Programação

Festival da Jabuticaba 2020 – Sobre o evento e Programação

Chegando em sua 34ª edição em 2020, o Festival da Jabuticaba é o maior evento de Belo Horizonte.

Explorando esse ingrediente tão versátil, é possível encontrar diversos usos da fruta tanto em receitas da gastronomia local quanto em outros mais inovadores.

festival da jabuticaba 2020

O festival acontece todo ano, convidando chefs renomados e atraindo turistas de várias regiões. Ele ocorre na cidade de Sabará, localizado a 19 km da capital.

Conhecida como a cidade da jabuticaba, o festival ganhou título de Patrimônio Imaterial do município.

História

A terra da jabuticaba ganhou o festival em 1987, idealizado pela prefeitura, em parceria com empresas locais e os moradores.

Atualmente, existe uma lei que oferece descontos nos impostos territoriais para quem preserva uma jabuticabeira no quintal de casa.

Com o intuito de preservar o produto local, incentivar o consumo e promover a venda, o evento se mantém até hoje sendo parte da rotina da cidade.

Atrai não somente apaixonados pelo sabor da fruta, profissionais de gastronomia e turistas, como também funciona como importante motor da economia criativa e culinária local, preservando a história da cidade e seus costumes.

Interligados pela Rua Dom Pedro II, as praças Melo Viana e Santa Rita recebem amplas estruturas para abrigar as diversas atividades que o festival promove, geralmente durante a metade do mês de novembro.

Como ir ao Festival da Jabuticaba 2020? 🗺

Em 2019, a 33ª edição aconteceu entre os dias 15 e 17 de novembro. Com a população da cidade em número dobrado, o evento tem opções para todas as idades.

Para quem deseja visitar a cidade no período do evento, planejar a viagem com um pouco de antecedência pode aliviar os problemas causados pelo trânsito na chegada à cidade, tal como disponibilidade de hospedagem e atividades ao longo do dia.

O ideal é optar pelos transportes compartilhados saindo de Belo Horizonte, como caronas e ônibus fretados.

A cidade tem bastante variedade de pousadas e hotéis e ainda é possível encontrar acomodações locais compartilhadas por preços mais acessíveis.

Como opção, você também pode se hospedar em Belo Horizonte, fazendo uso da ótima malha de transportes que faz o trajeto entre as cidades.

Programação

festival da jabuticaba 2020 2

Embora seja um festival gastronômico, a organização se preocupa em oferecer anualmente uma ampla programação que agrada de forma igual à todos os visitantes.

Chefs renomados preparam pratos na hora, utilizando a jabuticaba como ingrediente principal. Os preços variam, mas entre R$100,00 e R$200,00 é possível alimentar a família inteira ao longo do festival.

Sediado no centro histórico de Sabará, artistas locais e convidados garantem a programação cultural do evento, que fica espalhada pelas inúmeras praças.

O Cortejo da Guarda de Marujos é bem tradicional na cidade e geralmente acontece como abertura do festival, dando boas vindas aos visitantes de forma animada e muito bonita.

Ao longo das tardes acontecem apresentações de poesia e shows musicais, de dança e teatro.

Para quem gosta de se aprofundar na cultura local, existem casarões históricos preservados que contam parte da construção da cidade.

O Museu do Ouro, com mais de 60 anos de existência, exibe peças raras do período colonial.

As crianças têm espaço dedicado à elas, com atividades acontecendo ao longo de todo o evento.

Por estar bem próxima da capital de Minas Gerais, vale a pena criar um roteiro que consiga aproveitar as delícias do festival, aproveitando para visitar locais históricos, assim como passeios pela natureza privilegiada da região.

No site dedicado ao festival e nas redes sociais, é possível acompanhar tudo que é divulgado de maneira oficial sobre o evento.

Datas e programação são atualizadas de acordo com as alterações.

festival da jabuticaba 2020 3

O evento acontece de forma gratuita (sem cobrança de entrada), assim como a programação cultural montada para o mesmo.

Para visitas guiadas, entradas de museus e outras atividades, é necessário consultar a programação no local.

Comente