Início » festiva de inverno 2021 » Festival Gastronômico de Tiradentes 2020 – Sobre o evento

Festival Gastronômico de Tiradentes 2020 – Sobre o evento

Localizada a 190 km da capital, Belo Horizonte, a cidade de Tiradentes, com papel histórico fundamental, atrai turistas o ano inteiro. Na cidade, é realizada a Mostra de Cinema de Tiradentes desde 1998.

Símbolo da inconfidência mineira, liderada pela figura que doou o nome à cidade, Tiradentes reúne o melhor da tradição mineira, dialogando com o que há de mais moderno na gastronomia, cinema e cultura do país.

Hoje é a principal referência de cultura gastronômica do país, combinando extensa programação de atrações artísticas, culturais e culinárias.

Um número aproximado de meio milhão de pessoas já passaram pelo evento, que a cada ano amplia seu alcance, graças ao nível dos serviços oferecidos e pelo charme de uma das cidades mais icônicas do país.

Festival Gastronômico de Tiradentes 2020

Festival Gastronômico de Tiradentes

Em sua 23ª edição este ano, o festival continua apresentando ao brasileiro a complexa relação entre a origem dos alimentos até o consumo em si. O consumo de orgânicos e produção sustentável tende a influenciar diretamente o produto final que os visitantes irão ter acesso este ano. 

Reunindo cerca de 50 mil pessoas ao longo do festival, o mês de agosto movimenta a cidade de Tiradentes, apresentando novidades no mundo gastronômico e agradando os mais diversos tipos de paladar.

As cozinhas ao vivo são grande destaque do festival, convidando chefes de cozinha, além dos cozinheiros de mão cheia locais.

Festival Gastronômico de Tiradentes 4

Produtores de diversas regiões do país, mas principalmente de Minas, exibem produtos da melhor qualidade, disponibilizando ao público e utilizando como ingredientes nos incontáveis pratos vendidos ao longo do evento.

Além da estrutura especial para o festival, a cozinha local ganha destaque nos restaurantes da cidade, promovendo o turismo gastronômico e integrando-se às atividades culturais.

Incentivado por leis federais juntamente com patrocínios privados, o evento funciona como grande vitrine de difusão da cultura mineira, movimentando a economia da região, através do turismo, produção alimentícia, comércio e capital cultural.

Programação

Com cerca de 900 atrações artísticas, Tiradentes vira um grande palco festejando o melhor da cultura brasileira. As praças da cidade ganham estruturas especiais, oferecendo atividades para todos os gostos dando destaque à beleza dos espaços.

Festival Gastronômico de Tiradentes 2

Dentre os destaques que já passaram pelos palcos nos anos anteriores podemos citar Fernanda Takai, Paulo Santos (Uakti) e promessas da música instrumental ligados à Universidade Federal de São João del Rei.

Todo ano com algum tema diferente, o festival reúne DJs, grupos de música clássica, bandas de jazz, além de artistas brasileiros consagrados, sempre alinhados de alguma forma com a cultura mineira, principal motivo da existência do evento.

As empresas patrocinadoras oferecem espaços especiais, como o Senac, que promove ações com profissionais e público, como rodas de conversa, preparação de pratos em tempo real, oficinas práticas e informação de cursos.

Festival Gastronômico de Tiradentes 3

O Projeto Fartura, que idealiza a realização do evento e procura trazer as principais tendências e novidades da gastronomia para a cidade, já rodou diversos lugares do país e do mundo.

Praça da Rodoviária

Local onde acontecem shows e onde são montados os estandes dos restaurantes mais conhecidos de Minas Gerais, com destaque para os chefs e suas equipes que cozinham ao vivo.

Largo das Forras

Renomeada para Praça do Conhecimento durante o festival, recebe as oficinas e atividades teóricas com grandes nomes da gastronomia nacional.

Praça das Vertentes

Circuito especial para valorizar a culinária da região, que abraça cerca de 35 municípios mineiros, de restaurantes à produtores.

Números e público

Festival Gastronômico de Tiradentes 5

Com entrada gratuita e convidativo para toda a família, o Festival Gastronômico de Tiradentes atraiu em 2019 um número enorme de público, o que faz com quem não conheceu ainda, coloque na programação de viagens de 2020.

📌 50 mil pessoas por dia,

📌 48 toneladas de comida produzida,

📌 200 atividades gastronômicas.

Entre R$100,00 e R$200,00, é possível experimentar os principais pratos comercializados ao longo do festival, sozinho ou acompanhado da família.

As atividades culturais, por acontecerem em espaços abertos, são gratuitas, porém com lotação prevista, pensando no conforto e segurança dos participantes.

Comente