Festival do Japão 2020 em São Paulo – Programação e Ingressos

O Festival do Japão é considerado um dos maiores eventos da cultura japonesa no mundo. Ele possui o objetivo de preservar e divulgar a cultura, mantendo a tradição para as novas gerações através de expositores que trazem para o Brasil diversos produtos, como mangás, quimonos, acessórios para casa, entre outros itens.

Representando as 47 províncias que compõem o país, o festival possibilita que as principais novidades do mercado japonês entrem em contato com o público. Toda a cultura tradicional e até mesmo a modernidade do país é vivenciada através de experiências com a gastronomia típica, oficinas e atrações gratuitas para todas as idades, além do famoso concurso de Miss Nikkey Brasil.

Data

CalendárioO evento irá ocorrer dos dias 10 a 12 de julho de 2020. Os horários de início e encerramento das atividades são:

  • 10/07 – Sexta – 12 às 21 horas
  • 11/07 – Sábado – 09 às 21 horas
  • 12/07 – Domingo – 09 às 18 horas

Localização

Essa edição irá ocorrer no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, localizado na Rodovia dos Imigrantes. O endereço completo do local é: 1,5, Rod. dos Imigrantes – Vila Água Funda, 04329-900.

Os interessados em participar do evento podem utilizar o metro como meio de transporte, pois o São Paulo Expo é próximo à estação Jabaquara do metrô (Linha Azul).

Será disponibilizado transporte gratuito da estação de metrô Jabaquara, das 08 às 22 horas, da rua Anita Costa.

Para quem vai de carro, há três opções de acesso pela Rodovia dos Imigrantes (sentido litoral), e duas vias de acesso pelo sentido capital. O estacionamento do local é terceirizado e cobra uma taxa diária de R$ 50,00.

Há também um bicicletário gratuito.

Programação 2020

A programação busca mostrar a cultura de todas as províncias do Japão, apresentando elementos que são tradicionais e também toda a modernidade que é uma das principais características do país.

A presença da gastronomia típica no evento é um dos seus pontos fortes. O Festival do Japão apresenta uma incrível praça de alimentação que é responsável pelo preparo dos pratos que você encontra somente em ocasiões como essa.

As principais atrações são:

  • Culinárias típicas regionais – representando as 47 províncias do Japão
  • Cultura – oficinas, workshops e demonstrações culturais abertas ao público
  • Exposições – ikebana, cerimônia do chá e exposição do tema do evento
  • Shows – música, shows, teatro, bon odori, danças folclóricas e taiko (tambores)
  • Artes Marciais – demonstrações e workshops das principais escolas
  • Área das Crianças – oficinas gratuitas de cultura e recreação
  • Área da Terceira Idade – atividades culturais e práticas para vida saudável
  • Miss Nikkey Brasil – final nacional com representantes de todo Brasil
  • Cosplay – Akiba Cosplay Summit, reunindo os melhores cosplayers do País

Festival do Japão

Preços e Ingressos

Como o festival recebe caravanas de todo Brasil, os ingressos antecipados poderão ser adquiridos através do site, a partir de fevereiro/2020. Ingressos antecipados também estarão disponíveis nos pontos de vendas oficiais a partir de março/2020.

Existe a opção da meia-entrada para estudantes e homens entre 60 a 65 anos, com acesso permitido somente com apresentação de DOCUMENTO de comprovação ORIGINAL

A entrada é gratuita para crianças até 08 anos, senhoras acima de 60 anos, idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência. Existe uma equipe dedicada à acessibilidade. Uma dica importante é levar dinheiro para o evento, pois a maioria dos estandes não aceita cartão de crédito ou débito.

Fazer Inscrição

Requisitos

Não há algum tipo de requisito para entrar no evento, como ser maior de 18 anos ou levar algum tipo de documentação específica. Pessoas de todas as idades podem frequentar, pois existem opções de lazer para toda a família.

Público-alvo

  • Amantes da cultura e gastronomia japonesa;
  • Crianças, jovens e adultos.

Sobre o Festival do Japão

O festival do Japão está em sua décima terceira edição no ano de 2020. Foi realizado pelo KENREN (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) pela primeira vez em 1998.

Sendo o principal evento da comunidade nipo-brasileira, possui grande diversidade de atrações, com opções de lazer para toda a família, se tornando um dos eventos mais completos da cultura japonesa disponíveis no Brasil.

Como não possui fins lucrativos, ele é organizado por voluntários que podem se cadastrar através do site do evento. Além disso, possui excelente infraestrutura, com tranquilidade e segurança para toda a família aproveita-lo sem nenhuma preocupação.

O festival garante apoio as principais entidades beneficentes e culturais da comunidade nipo-brasileira e também auxilia as 47 associações de províncias do Japão no Brasil. A realização desses feitos de grande responsabilidade social é garantida graças ao trabalho de voluntários que preparam os alimentos da praça de alimentação. Dessa maneira, toda a arrecadação é destinada as entidades e associações.

A programação do evento também proporciona que projetos educacionais sejam trabalhados. Segundo o site do festival, em 2019, foram mais de 600 ingressos distribuídos aos alunos e professores de escolas estaduais, Centros de Estudo de Línguas, além de 12 diretorias de ensino e a Escola de Formação de Professores, pela Secretaria Estadual de Educação. Também foram convidados 500 alunos, professores e funcionários das escolas municipais da rede pública.

Porém o impacto social do evento não se restringe a isso: o festival recebeu 350 jovens atendidos por entidades de apoio ao ensino, especialmente crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem, em situação de vulnerabilidade ou risco social, e moradores de regiões com baixa oferta de espaços para lazer e recreação.

Além de projetos educacionais, o festival auxilia na promoção da consciência ecológica e ambiental. Em 2019 foi adotado a compostagem dos resíduos do evento, transformando mais de 10 toneladas de resíduos em adubo.

Festival do Japão - Programação Festival do Japão no Brasil

Edições Passadas

Para acompanhar como foram as edições de 2019 e 2018, assista os vídeos disponibilizados pelo evento:

 

Rafaela Trevisan Cortes

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content