Festival de Balonismo 2020 – Programação, Localização e Ingresso

Considerado o maior evento do gênero na América Latina, o próximo Festival Internacional de Balonismo de Torres já está com as datas definidas para 2020.

Se você gosta de balonismo, neste texto daremos todas as informações para que você possa planejar sua ida ao evento, que será o 32º da história do festival.

O que é

O Festival Internacional de Balonismo de Torres é um evento que ocorre todos os anos na cidade de Torres, no Rio Grande do Sul. É o maior evento de balonismo da América Latina, e conta com a presença de balonistas do mundo todo.

O Festival de Balonismo de Torres teve seu início a partir de outro evento: a FEBANANA, realizado em 1989 para divulgar a fruta, que é muito cultivada na região. A ideia dos organizadores era utilizar balões de ar quente para a divulgar o evento. A proposta deu certo, e os moradores do pequeno município ficaram encantados com os balões. Em outubro do mesmo ano, surgiu o 1º Festival Sulbrasileiro de Balonismo.

Com o fim da FEBANANA, que não foi mais realizada no município, o Festival de Balonismo passou a ser realizado todos os anos, atraindo cada vez mais visitantes e um número maior de pilotos a cada ano, vindo de diferentes cidades do Brasil e do Mundo.

O festival acontece no outono por conta dos ventos, mais favoráveis à prática do balonismo nesta época. Antigamente, o festival era realizado em outubro, uma época em que os ventos da primavera atrapalhavam um pouco a competição, impedindo os balões de alçarem voo em muitas provas, motivo pela qual a data foi alterada.

Na última edição, o evento contou com a presença de mais de 20.000 visitantes de toda a região, além de mais de 60 pilotos que participaram de várias provas nas competições. Além das provas de precisão, há vários voos festivos e especiais.

Quando acontece?

O Festival Internacional de Balonismo de Torres, em sua 32ª edição, ocorrerá entre os dias 29 de abril e 3 de maio de 2020, no Parque do Balonismo, uma área criada exclusivamente para o festival.

Programação

A programação oficial para o Festival de Balonismo 2020 ainda não foi divulgada. O festival costuma contar com outras atrações além dos balões, tais como Tenda Cultural, Tenda Esportiva, Feira de Artesanato, Espaço Rural e Parque de Diversões, e o local tem toda a infraestrutura necessária, com sanitários, food truck e estacionamento gratuito (com vagas limitadas). E o principal: a entrada para o festival é gratuita.

Durante o Festival, são realizados voos panorâmicos de instrução para pessoas interessadas em conhecer melhor o esporte e se encantar com as belezas de Torres vistas lá do alto. Maiores informações através do telefone (51) 98425-5374, ou através do site oficial do evento, https://www.torres.rs.gov.br/balonismo/guia-do-festival/.

  • OUTROS EVENTOS EM 2020

Não deixe de conferir a agenda de festivais de 2020 para saber o que fazer na sua cidade e não perder as datas importantes para conseguir garantir o seu ingresso!

As provas

Durante o evento, várias prova de balonismo são disputadas. As mais concorridas são:

 

  • Caça à Raposa (HH): Nesta prova os competidores devem seguir um balão raposa e tentar jogar a marca o mais próximo ao alvo em X colocado pela raposa, não mais que 02 metros na direção do vento em relação ao cesto após o pouso. O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X. A menor distância é a vencedora.

 

  • Prova da chave: É colocada a chave de um carro 0 km, fixada no alto de um mastro de 6 a 10 metros de altura do chão. Todos os concorrentes decolam de uma distância mínima de 3 quilômetros do local de onde está o mastro e o objetivo é, sem tocar no solo, apanhar com as mãos a chave do carro. É uma prova muito emocionante, pois os pilotos passam com os seus balões bem pertinho do chão na tentativa de pegar a chave;

 

  • FlyIn (FIN): Competidores irão procurar o seu próprio local de decolagem e tentar jogar a marca o mais próximo do alvo previamente marcado ou do alvo em X. O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X, se colocado, ou do alvo. Ganha quem conseguir a menor distância.

Shows Musicais

O Festival de Balonismo 2020 ainda conta com uma atração musical no final de cada dia do evento. Na última edição se apresentaram Anitta, Gabriela Rocha, Thiaguinho, Tony Garrido e Vitor Kley, e no encerramento do evento, Daniel. A programação de shows e o preço dos ingressos para o festival 2020 ainda não foi divulgada. Essas informações serão divulgadas no site oficial do evento, disponível em https://www.torres.rs.gov.br/balonismo/guia-do-festival/.

Como chegar?

O Festival Internacional de Balonismo 2020 acontece na cidade de Torres, Rio Grande do Sul, bem na divisa com o Estado de Santa Catarina. O evento acontece no Parque Odilo Webber Rodrigues, localizado na avenida Castelo Branco, S/N. Lembrando mais uma vez que a entrada para o festival é gratuita.

 

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content