27° Festa de Produto Colonial: Sobre o Evento, Datas e Programação
Ano após ano ocorre a famosa Festa do Produto Colonial, que neste ano de 2020 já está chegando em sua 27ª edição. Além da celebração com chope, bastante comum no festival, também ocorre a valorização dos produtos coloniais e da celebração da tradição alemã, muito influente na região.
Se você está planejando visitar a 27ª edição do evento, confira a seguir tudo o que você precisa saber para se programar corretamente e não acabar deixando a oportunidade passar!
Sobre o evento
A Festa do Produto Colonial é considerada a festa alemã mais tradicional do sul de Santa Catarina. De frequência anual e já caminhando para a sua 27ª edição, tal celebração visa homenagear a cultura brasileira de origem alemã, que possui bastante influência na região sul do país, por meio de eventos de música, dança, gastronomia, integração, valorização histórico e muita festança.
Os produtos coloniais, obviamente, produzidos por agricultores locais, têm um lugar de destaque na festa.
Dentre as atividades realizadas estão os eventos culturais de música e dança, desfiles, concursos culturais, apresentações de bandas e artistas convidados, almoços coloniais típicos, a passagem de um jeep de chope e muito mais.
A festa acontece desde 1993 e cresce anos após ano, sendo que desde 2013 está incluída no Calendário Oficial das Festas de outubro de Santa Catarina.
Público-alvo
Embora não haja classificação indicativa para o evento, é necessário frisar que por conta da tradição do chope, certas atividades do evento são mais voltadas para adultos.
É claro que existem outras atividades culturais e gastronômicas que podem ser frequentadas por indivíduos de qualquer idade, sendo inclusive gratuita a entrada para menores de 16 anos.
Em algumas dessas atividades, como nos desfiles, é comum que crianças participem. Sendo assim, sinta-se à vontade para levar toda a sua família!
Programação da 27ª Festa do Produto Colonial
A programação para a 27ª edição não está definida. No entanto, com base nos anos anteriores, é possível prever um pouco da programação, que é quase tradicional do evento.
No primeiro dia da festa, por exemplo, em geral na sexta-feira, acontece a abertura oficial, que conta quase sempre com a presença do prefeito do município, além da apresentação da realeza da festa, a abertura da feira, do pavilhão gastronômico e da feira de artesanato, bem como a chegada do Bier Jeep, a sangria do primeiro barril de chope e um show com alguma banda convidada.
No segundo dia, geralmente sábado, após a abertura do evento, acontece um baile da melhor idade com outra banda convidada, um almoço típico colonial, uma mostra de grupos de danças folclóricas alemãs, apresentações de bandas diversas e concursos culturais.
No último dia, normalmente no domingo, após a abertura ocorre um desfile oficial, almoço típico colonial, apresentações de bandas e artistas convidados, o famoso concurso “chope em metro” e o encerramento oficial.
Embora não seja realmente necessário no momento (uma vez que os horários podem sofrer alterações até lá) o evento segue horários similares a esses: sexta-feira – das 19h30 às 22h30; sábado, das 10h às 01h e domingo das 9h às 20h30.
Datas da 27ª Festa do Produto Colonial
As datas para a realização da 27ª edição da Festa do Produto Colonial ainda não foram divulgadas. Porém, com base nas datas dos eventos passados, é possível prever que ela acontecerá no final de outubro deste ano de 2020.
Isso porque a 26ª edição, que foi em 2019, aconteceu entre os dias 25/10 e 27/10, assim como a 25ª edição, de 2018, que também ocorreu entre esses dias. Já a 24ª, de 2017, aconteceu entre 27/10 e 29/10.
Convém observar que a duração do evento é sempre de três dias, geralmente sexta, sábado e domingo.
Portanto, espera-se que ela ocorra no final de outubro de 2020, mas é importante ficar ligado nas notícias já no início do mês, a fim de não perder o evento caso ocorra alguma mudança nas datas.
Localização do evento
A Festa de Produto Colonial ocorre sempre no Parque do Pavilhão do Produto Colonial, localizado na Rua Francisco Beckhauser, 70, Centro, em São Martinho, Santa Catarina.
Preços e Ingressos do Evento
Ainda não há certeza quanto ao valor dos ingressos para a 27ª edição. Entretanto, na 26ª edição, houve entrada gratuita na sexta-feira, enquanto que para os demais dias o ingresso foi de R$ 7,00 para maiores de 16 anos.
Comente