O Rock in Rio é um dos maiores festivais de músicas do mundo e tem uma história antiga no Brasil, contando com 30 anos de edições anuais, como promete o nome, sempre no Rio de Janeiro.
Nos palcos do evento que abriga atrações internacionais e nacionais de todo o mundo já subiram estrelas do rock e pop mundial: Queen (1985), Bruce Springsteen (2013), Barão Vermelho (1985), Cássia Eller (2001), Gun’s n’ Roses (1991) e tantos outras bandas famosas todos os anos. A cada edição, é mais história para agregar na vida dos fãs e dos artistas.
Confira aqui todas as informações sobre a edição do Rock in Rio 2020 e não perca a oportunidade de participar de um dos melhores festivais de música do mundo!
A história do Rock in Rio é tamanha que tem até livro destinado a contá-la. Esse evento que mudaria o cenário musical brasileiro para sempre foi lançado a primeira vez em janeiro de 1985 num terreno alagadiço de 250 mil m² em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Na ocasião, compareceram 1,4 milhão de pessoas e testemunharam o que seria o início de um dos maiores festivais de todos os tempos no país.
Como de praxe, a primeira versão ainda é considerada a mais épica de todas as edições do evento. Fora dez dias de apresentação com participação de 14 artistas internacionais e 15 atrações nacionais.
Naquele ano, compareceu uma das maiores vozes do rock, Fred Mercury, do Queen, qye fez um show inesquecível brincando com a plateia – momento que é relembrado com emoção pelos fãs nos álbuns até hoje. Inclusive, foi quando teve aquela gafe da Glória Maria perguntando como Fred Mercury se sentia sendo o líder da banda (e ele precisou dizer mais de uma vez que não era o lider da banda);
No mesmo ano a banda AC/DC fez a exigência de trazer um sino de 1,5 toneladas de navio, e que acabou não sendo usado no palco. Enquanto isso, Ozzy Osbourn encantou a plateia ao subir ao palco vestindo uma camiseta do Zico, do Flamengo. E se já não bastasse, na mesma edição o Iron Maiden fazia seu primeiro show na América Latina, de onde mais tarde traria inspiração para outras músicas da banda.
Todo esse evento de lançamento surgiu de um sonho ambicioso de Roberto Medina, um dos maiores empresários do país até hoje. Quando desenhou o Rock in Rio já tinha um currículo de respeito e acabava de ter feito o show de artistas de renome, como Frank Sinatra.
Nos seus próximos 20 anos de existência o festival foi alvo de muitos prêmios e acontecimentos importantes para a música do mundo.
Entre os feitos, o Rock in Rio foi o primeiro evento musical a expandir a noção de franchising e “shoppingcentrização” de megaeventos, técnicas para lançamentos de artistas nos palcos internacionais e para erguer ou demolir reputações de grupos musicais.
Confira alguns dados importantes sobre o evento:
Até aí já basta para entender a importância de presencial ao vivo um show do Rock in Rio, não é mesmo? Mas se quiser se aprofundar mais na história do evento fica o convite para conferir o documentário completo com os melhores momentos de todas as edições, disponível abaixo:
Ainda não foram confirmadas quais serão as atrações para a edição do Rock in Rio 2020. As informações oficiais devem ser confirmadas no primeiro semestre, após o término do Rock in Rio Lisboa (veja aqui tudo sobre).
Duas situações mundiais fizeram com que, no ano de 2020, outros shows se tornassem concorrentes mais ávidos do megaevento. A primeira é o aumento do dólar – que torna a contratação de artistas internacionais mais cara. Em segundo lugar, a pandemia do Coronavírus – que apesar de não adiar as datas do Rock in Rio pode interferir na confirmação de algumas atrações. Por conta disso, há quem diga que outros eventos podem se tornar mais interessantes, inclusive no bolso – como o Lollapalooza.
Enquanto ainda não são confirmadas as atrações para 2020, vamos relembrar o que se passou em cada um dos palcos vamos relembrar como foi a programação do ano anterior:
Assim como em 2019, o evento também deve trazer atrações da tecnologia, jogos e cinema.
Na última edição o palco Cidade do Rock – com capacidade para 3 mil pessoas – foi uma exposição completa sobre tecnologia. A exposição contou com gameplay, fliperamas retrô, painballs, palco de Just Dance, experiências de jogos em realidade virtual e outras novidades de jogos.
Ao todo foram 12 desenvolvedores independentes que comparam para fazer o lançamento oficial de produtos.
No ano passado o palco também estreou com maiores espaços que devem ser mantidos para o ano de 2020. Ao todo são 60 mil m² de área útil para o público e um total de 385 mil m² para abrigar toda a estrutura do festival.
Todos os dias do evento contaram com 12 horas de festival, sendo que os portões abrem as 14h e fecham ás 4h.
Veja também a programação para o Rock in Rio Lisboa 2020, que também já tem atrações confirmadas para o próximo ano e os ingressos logo estarão a venda.
Use o mapa abaixo para se localizar:
Baseando-se nos preços de ingressos vendidos na edição de 2019 os valores atualizados para os show são:
Para comprar o ingresso basta acessar o site oficial, no link disponível no botão, abaixo:
Também existem sedes de vendas autorizadas em shoppings e sites de eventos espalhadas por todas as cidades brasileiras.
O método de pagamento é somente no cartão de crédito, podendo ser parcelado em até 8x sem juros nos cartões Itaucard e Creicard. Outros cartões podem parcelar em até 6 vezes sem juros.
Cada cliente pode comprar até 4 ingressos do Rock in Rio sendo uma meia entrada por dia.Para obter mais mesmo sendo da mesma família ou grupo de amigos será preciso fazer a compra com outro CPF.
O ingresso do Rock in Rio 2020 é uma pulseira com chip de design exclusivo que substitui o ingresso de papel usado até 2018. 7
O sistema é muito parecido com a versão de 2019, mas já terá uma caixa com avisos mais claros para que os usuários não coloquem a pulseira em casa e acabem sendo impedidos de tirá-las até o dia do evento.
Os clientes que compraram o ingresso online também possuem a opção de retirar a pulseira num ponto físico.
A entrega do ingresso é feita num ponto de venda ou via Correios no endereço selecionado – pode ser cobrado frete.
As crianças pagam meia entrada para entrar no festival, mas qualquer menor de 16 anos só pode entrar se estiver acompanhado pelos pais ou responsáveis legais.
Pressione sobre o mapa para visualizar as rotas partindo dos principais pontos de chegada do Rio de Janeiro:
Use a nossa lista de eventos de 2020 para não perder a programação muscial no Brasil e no mundo:
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário