Festival de Inverno de Ouro Preto 2020 – Programação em Minas Gerais

O Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade é um popular festival de Minas Gerais. Atualmente organizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), ele conta com atrações artísticas, culturais e educativas, sendo destinado a toda a comunidade local.

Embora as datas oficiais ainda não tenham sido divulgadas, sabe-se que ele ocorre sempre entre o começo e o final de julho. Prevê-se que ele possa ocorrer entre os dias 08 e 23 de julho (datas estimadas, não sendo as datas oficiais), com atividades espalhadas por vários bairros dos municípios em que ele é realizado.

Data e Programação

CalendárioAs datas oficiais de realização do Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade ainda não foram definidas. Porém, podemos prever aproximadamente quando o festival acontecerá, analisando as datas nas quais as edições passadas foram realizadas.

Ele acontece sempre em julho, começando no início do mês e terminando próximo do fim dele. A edição de 2019, por exemplo, aconteceu entre os dias 06 e 21 de julho. A de 2018, por sua vez, entre os dias 06 e 22 de julho. Já a edição de 2017 ocorreu entre 08 e 23 do mesmo mês.

Espera-se, portanto, que, neste ano de 2020, o Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade aconteça neste mesmo período do ano. Estipula-se que ele comece possivelmente no dia 08 de julho e termine possivelmente no dia 23 de julho. Contudo, essa é apenas uma suposição, estando sujeita a erros.

Localização

A localização do festival também não é certa. Isso porque as cidades nas quais ele será realizado podem mudar. Nas edições de 2017 e 2018, o Festival de Inverno aconteceu apenas em Ouro Preto e Mariana. Já na edição de 2019, a cidade de João Monlevade foi adicionada.

Por enquanto, espera-se que o Festival de Inverno permaneça com atividades nestes três municípios mencionados, embora seja possível que alguma cidade deixe de fazer parte ou alguma outra passe a integrar a lista. Contudo, Ouro Preto dificilmente deixará de fazer parte, uma vez que é a Universidade Federal de Ouro Preto a responsável pela organização.

Preços e Ingressos

A maior parte das atividades é gratuita, como os workshops, oficinas de arte, cortejos, caravanas, encontros, eventos musicais etc. Porém, algumas das atividades podem ser pagas, como o popular Trem da Vale, cujos ingressos variam de R$ 10,00 a R$ 70,00.

Convém, portanto, ficar de olho na programação, que ainda não foi divulgada pela organização do festival.

Sobre o evento

O Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade é uma iniciativa da Universidade Federal de Ouro Preto. Ele promove a toda a comunidade local atividade de caráter educativo, artístico, cultural e social.

As atividades se desdobram pelos bairros das cidades em que o Festival ocorre. Na edição de 2019, além de Ouro Preto e Mariana, o festival ocorreu, também, no município de João Monlevade. Por conta dos cortes de verbas das universidades por parte do Governo Federal, as atividades foram especialmente artísticas, de interação e de transformação da sociedade.

As populares apresentações musicais do Festival de Inverno são geralmente com bandas locais, valorizando a produção cultural dos municípios mineiros.

São várias as atividades realizadas durante os Festivais de Inverno organizados pela Universidade Federal de Ouro Preto. Grande parte das atividades são gratuitas, embora algumas também sejam pagas, como a popular viagem de trem pelos municípios.

Festival de Inverno MG

Festival de Inverno em Mariana

Festival de Inverno em Ouro Preto

Público alvo

O Festival de Inverno de ouro Preto, Mariana e João Monlevade é destinado a toda comunidade, embora tenha uma relação muito próxima com os universitários, uma vez que o festival é realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto. Espera-se, portanto, que o evento tenha uma maior adesão por parte da comunidade acadêmica.

Porém, convém reforçar que o Festival de Inverno é aberto e destinado a toda comunidade das cidades em que o festival se desdobra.

Edições Passadas

Rafaela Trevisan Cortes

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content