Festival Burning Man 2020 – Programação, Localização e Ingressos

O festival Burning Man, que acontece nos Estados Unidos, é envolto por uma espécie de mistério, já que nem todo mundo sabe ao certo sobre o que se trata. Aqui, explicamos exatamente o que é e o que acontece nele. Confira e saiba como participar do Burning Man 2020!

Sobre o evento

O Burning Man foi criado em 1986, quando Larry Harvey queimou um homem de madeira (é daí que vem o nome do evento, que em português é algo como “homem em chamas”) numa praia, para divertir seu filho.

Algumas pessoas participaram da queima e a ocasião fez sucesso, tanto que Larry decidiu repetir isso nos próximos anos. Foi justamente assim que nasceu o festival.

Em 1990, a polícia da cidade em que o evento acontecia proibiu a queima do homem de madeira, que é a marca registrada do festival. Então, no ano de 1991 o Burning Man foi transferido para o deserto Black Rock, em Nevada.

Apesar de forçada, essa mudança acabou se tornando essencial para o festival, já que as pessoas passaram a ter maior liberdade e não perturbavam moradores da região. Até hoje o evento é realizado no deserto de Black Rock.

Como funciona o Burning Man?

O Burning Man não é um festival tradicional, como o Rock in Rio ou Lollapalooza. Trata-se de uma experiência que é chamada pelos organizados como um festival de contracultura, feito numa metrópole construída pelos próprios participantes.

Além disso, o evento é definido como um experimento de arte, de senso de comunidade, de autoexpressão e autossuficiência. Nele, os próprios participantes fazem e exibem sua arte, bem como constroem a cidade no deserto e vivem de maneira autossuficiente.

Resumidamente, o evento funciona da seguinte forma: compre seu ingresso e leve para o deserto tudo o que precisará para sobreviver durante o festival, que dura cerca de 10 dias.

Inclua nessa lista roupas, itens de higiene, acampamento, óculos de proteção para tempestades de areia, bicicleta (carros não podem circular pelo espaço), muita água, comida, entre outros.

Durante os dias de festival, toda a cidade é construída, há pequenos eventos, festas, exposições de artes, degustação de vinho, aulas de yoga, entre outros, tudo oferecido de graça.

Isso mesmo, dinheiro não tem vez no Burning Man, lá o comércio não é permitido. O que se faz é presentear os participantes do evento com algo, promovendo uma outra forma de consumo.

Importância do Burning Man

O festival antecede alguns eventos anuais que acontecem na região, como o SOCAP e TechCrunch Disrupt, funcionando como um esquenta. Ademais, com o passar do tempo o Burning Man se tornou referência de festival alternativo.

Público-alvo do Burning Man

O público costuma ser bastante variado, mas alguns perfis são recorrentes, como artistas, quem trabalha com tecnologia, músicos, DJs, produtores, fotógrafos, arquitetos, publicitários, entre outros.

Programação Burning Man

A programação oficial do Burning Man 2020 só é divulgada poucos dias antes do festival, que acontece do dia 30 de agosto a 7 de setembro. Mas, espere muitos eventos de arte, exposição de obras patrocinadas pelo festival e shows.

O DJ Diplo já se apresentou em mais de uma edição

além da TOKiMONSTA

e do Skrillex

Outro ponto fixo da programação é a queima das obras de arte fixas, bem como do Templo e homem de madeira, que é algo tradicional no evento e acontece todos os anos.

  • OUTROS EVENTOS INTERNACIONAIS EM 2020:

Localização Burning Man 2020

O Burning Man 2020 acontecerá no deserto de Black Rock, em Nevada, nos Estados Unidos, mais precisamente a 120 milhas ao norte do Reno. As coordenadas exatas são dadas com antecedência pelos organizadores do festival.

Preços Burning Man 2020

Os preços do Burning Man 2020 ainda não foram divulgados, mas é possível ter uma estimativa com base em edições anteriores. Em 2019, por exemplo, o ingresso mais barato era de US$ 425.

Como comprar os ingressos

 

  • Acesse o site oficial do evento, em https://tickets.burningman.org/;
  • Faça um cadastro inicial;
  • Selecione o ingresso que deseja comprar;
  • Eleja a forma de pagamento;
  • Finalize a compra.

Edições passadas

As edições passadas do Burning Man têm programação semelhante, com vários eventos acontecendo ao mesmo tempo e exposições de obras de arte. Durante o dia, também há festas, muitas vezes com artistas famosos. Confira como foi o evento em 2019:

Rafaela Trevisan Cortes

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content