Congresso Nacional de Psicologia 2020 – Programação, Datas e Ingressos

O Congresso Nacional da Psicologia (CNP) tem o intuito de oferecer as diretrizes de atuação para os Conselhos Regionais. Psicólogos(as) de todo o Brasil podem participar desse evento que acontece a cada 3 anos.

Entretanto, no decorrer dos anos há outros Congressos de Psicologia que envolvem várias linhas de pensamento e temáticas diferentes. Como o XII Congresso (Inter)Nacional de Psicología Jurídica y Forense que acontece em 2020.

Veja aqui mais informações sobre o Congresso Nacional da Psicologia:

Data

O 10º Congresso Nacional da Psicologia acontece de 30 de maio a 2 de junho de 2019. A próxima edição, será daqui a 3 anos, em 2022.

O tema do décimo congresso foi: “O (im)pertinente compromisso social da psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas, sociais e culturais”.

O evento tem ao todo 4 etapas, para o próximo CNP, ainda não tem data confirmada, mas estima-se que serão em:

  • Eventos preparatórios – começam no segundo semestre do ano anterior ao evento, e acabam em meados de março do ano do evento;
  • Pré-Coreps – começam no final do ano anterior ao evento e também acabam em março do ano do evento;
  • Coreps (Congressos Regionais) – acontecem entre os meses de março e abril do ano do evento.

Fique por dentro também da programação completa de congressos para o ano de 2020. 

Localização

O Congresso Nacional da Psicologia é dividida em três etapas:

  • Eventos Preparatórios.;
  • Pré-Congressos (Pré-Coreps);
  • Congressos Regionais (Coreps);
  • Congresso Nacional da Psicologia.

As três primeiras são eventos regionais, que acontecem em vários locais, de acordo com cada região dos Conselhos de Psicologia. Para saber onde será o Evento Preparatório mais perto, procure o Conselho de Psicologia da sua região.

A última etapa, o Congresso Nacional da Psicologia propriamente dito, acontece na capital, Brasília – DF. O endereço é divulgado conforme a data se aproxima.

Programação

A programação, bem como o tema para o 11º CNP ainda não foi divulgada, pois o último evento aconteceu em 2019 e o próximo será apenas em 2022. Contudo, há possibilidade de começar a se preparar, já que antes do Congresso há mais 3 etapas regionais.

As etapas regionais são:

  • Eventos Preparatórios.;
  • Pré-Congressos (Pré-Coreps);
  • Congressos Regionais (Coreps).

As discussões se iniciam nas etapas regionais. Nas duas primeiras etapas, Eventos Preparatórios e o Pré-Coreps, os participantes devem apresentar suas propostas. Elas também podem ser criadas durante a execução dessas fases.

Qualquer psicológo pode formular propostas e apresentá-las ao seu Conselho Regional. Isso deve ser feito por formulário online, no ano anterior ao próximo evento. Ou seja, essa fase acontecerá no segundo semestre de 2021.

No Pré-Congresso são eleitos os delegados, que irão representar a região nos Congressos Regionais. Por sua vez, nesse último evento são escolhidos os delegados para o CNP. Durante o Congresso Nacional da Psicologia, são discutidas aquelas propostas que os representantes (delegados(as)) levam à frente para serem debatidas.

  • OUTROS EVENTOS EM 2020

Preços e Ingressos

As inscrições são feitas no Conselho Regional de Psicologia da sua região.

Requisitos

Podem participar do evento qualquer profissional da psicologia e estudantes. Os profissionais podem apresentar propostas e, somente aqueles inscritos e em dia com os seus respectivos Conselhos Regionais, podem ser delegados no CNP.

Sobre o evento

O Congresso Nacional de Psicologia, ou CNP, é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. Durante o evento, são decididas todas as diretrizes e as ações políticas que devem ser prioridade nos Conselhos Regionais de Psicologia pelos próximos 3 anos.

Geralmente, os congressos são eventos científico-acadêmico, onde os profissionais apresentam trabalhos, pesquisas e artigos. Durante o CNP, os espaços de discussão e transformação são muito maiores do que nos congressos comuns. O intuito é transformar a forma como os Conselhos de Psicologia funcionam, bem como suas ações. A ideia principal é melhorar a performance do trabalho.

Público Alvo

O evento se destina a todo e qualquer profissional da psicologia, Para ser delegado no evento, deverá estar inscrito e adimplente com o Conselho Regional de Psicologia da sua região.

Edições Passadas

O primeiro CNP aconteceu em 1994, mas era chamado de “Processo Constituinte”. Durante esse evento, nasceu o Congresso Nacional da Psicologia. Nessa primeira edição estavam presentes cerca de 150 profissionais da área da psicologia de diversos Conselhos Regionais do país.

A partir daí, a cada 3 anos o Congresso se repete, sendo o resultado de um processo democrático. O último foi em 2019 e o próximo será em 2020.

Veja como foi o 10º CNP:

 

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content